Um resumo sobre as Tendas na história da Humanidade.

Há inúmeras maneiras para nós compreendermos melhor a história da humanidade. Uma delas é escolher um elemento, e traçar a cronologia do mesmo através de muita pesquisa e cruzamento de informações e conteúdos gerados por várias culturas e diferentes civilizações. Desse modo salientamos o que há de comum em todos esses registros, e determinamos os padrões que trarão mais credibilidade as conclusões geradas com todo esse trabalho.

Façamos então isso tendo o nosso principal produto como exemplo: a Tenda.

Tenda é uma palavra originada do latim “Tendere”, que significa “estender, esticar, estirar” que é o que se faz com a lona quando se vai montar um abrigo desse tipo.

Entre os registros mais antigos a este respeito acho interessante citar duas passagens bíblicas encontradas no livro de Gênesis que datam de 4000 A.C.:

Gênesis 4:7

"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à “porta”, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (OBS: se há uma porta então há um abrigo, embora não especificado que tipo de abrigo podemos pensar que trata-se de uma caverna ou uma tenda, já que a esse período da história a Biblia não relata nada sobre abrigos feitos com outros tipos de materiais.)

Gênesis 4:20

"E Ada deu à luz a Jabal, este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado."

Outras fontes históricas falam do uso das Tendas pelos egípcios e assírios, em suas campanhas militareis (3000 A.C.). Outras ainda relatam o uso das Tendas por povos nômades tanto da África quanto do Oriente Médio, conforme registros feitos durante as invasões árabes do século VII.

À medida que novas civilizações iam se estabelecendo, e subjugando as demais (apoderando-se de suas riquezas e tecnologias), a adaptação a novos modelos e estilos de Tendas, além de novas matérias-primas, permitiram a evolução desse tipo de abrigo. As primeiras foram feitas com estrutura de madeira e cobertas com pele de animais, depois cobertas com tecidos, a base de pêlos de cabras e dromedários, em seguida por linho e por fim, além de ganhar estruturas metálicas chegou-se ás coberturas de lona. Esse último material passou por vários estágios de evolução até chegar ao material moderno que usamos hoje na Surya Locações. Clique aqui e conheça melhor o tipo de material que compõe as tendas mais modernas.

Mesmo depois de tanta evolução nas mais variadas áreas do conhecimento, que nos permitiu abrigar-nos em arranha-céus, sub-solos, plataformas em alto-mar, instalações de pesquisa a vários metros abaixo do nível do oceano e estações espaciais, ainda é possível encontrar muitas culturas que resistem ao tempo mantendo o caráter transitório de seus ancestrais (historicamente nômades) como é o caso dos Ciganos e dos Beduínos.

Também há casos em que as Tendas são usadas, e não por uma questão de escolha e identidade cultural, mas por necessidades geradas por problemas sociais, econômicos e políticos, que podemos constatar em várias partes do mundo. Muitas pessoas recorrem a esse modelo de habitação tanto em cidades ricas como São Paulo, quanto em países com precária infra-estrutura como na África e na Ásia.

Enfim, as Tendas se mostram um elemento atemporal, a cada época útil para um determinado tipo de demanda, em todas elas propõe-se ao abrigo, seja como forma de curto ou longo prazo, seja por necessidade ou por escolha, seja para moradia de famílias ou para o abrigo de bens, seja para complementar um plano de atenção humanitária em zonas de risco ou para compor a estrutura de um ambiente de Eventos, etc.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

Direitos reservados Surya Locações Ltda. 2016

​​(11) 4639-7177  /  (11) 4636-5592        (11) 98332-4914      (11) 94761-5865 

locação de tendas |aluguel de tendas